Voaram tochas, ouviram-se petardos, empurraram-se polícias. Os bombeiros sapadores, vulgo soldados da paz, revoltaram-se e viveram-se momentos de tensão junto à Assembleia da República, em Lisboa. O Governo respondeu com a suspensão das negociações.
Corpo do artigo
Os sapadores querem um aumento do subsídio de risco, mas os protestos resultaram para já na suspensão de todo o processo negocial por parte do Governo. Os ânimos estão exaltados e é provável que a luta prossiga: "A partir do momento em que o Governo fecha a porta às negociações está tudo em cima da mesa", avisou o vice-presidente do Sindicato Nacional dos Bombeiros Sapadores. A jornalista Alexandra Inácio conta-lhe mais pormenores aqui.
Foram precisamente bombeiros sapadores, acompanhados de voluntários, que hoje de manhã acudiram a um incidente num jardim de infância na Serra do Pilar, em Vila Nova de Gaia. Um muro ruiu, deixando uma funcionária ferida e obrigando a evacuar o espaço. As crianças só poderão voltar quando forem avaliadas as condições de segurança do recinto.
Para a comunidade académica, mas não só, fica a notícia da morte de Américo Martins, Dux Veteranorum da Academia do Porto há várias décadas e figura de proa dos cortejos académicos da cidade. Tinha 73 anos e morreu esta terça-feira. Veja aqui quando decorrem as cerimónias fúnebres.
Com o Natal à porta, vem a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) recomendar aos pais e a todos aqueles que vão oferecer brinquedos a crianças para estarem atentos a potenciais riscos. Peças pequenas ou facilmente destacáveis, arestas ou bordos cortantes ou pontiagudos podem ser um perigo. Antes de comprar, é melhor confirmar se o artigo possui marcação CE.
E por falar na época festiva que se aproxima, pode espreitar neste vídeo a árvore de Natal mais cara da Europa. Foi feita com mais de duas mil moedas de ouro e está em exposição em Munique, na Alemanha.