Sortido à escolha: avelã, laranja, cacau puro ou cocaína
Corpo do artigo
Desconfortáveis e com excesso de betão - é assim que residentes e trabalhadores na zona da Avenida Marechal Gomes da Costa, no Porto, olham para as paragens da metrobus que estão a ser construídas. Juntaram-se às críticas já feitas pelo presidente da Câmara - que se referiu à obra como "matacões" que parecem ter sido feitos por "Obélix" - e lamentaram uso de betão excessivo na estrutura, bem como a descaracterização da artéria portuense. Para ver e ouvir aqui, na reportagem vídeo dos jornalistas André Manuel Gomes e Joana M. Soares.
A partir de Washington, onde se realiza a cimeira da NATO até quinta-feira, Luís Montenegro anunciou que o Governo português vai apoiar Kiev em mais 95 milhões de euros, somando-se esse valor aos 126 milhões já previstos e perfazendo um total de 221 milhões. O primeiro-ministro, que esteve reunido, no final de maio, em Lisboa, com o presidente ucraniano, acrescentou que há um entendimento com Volodymyr Zelensky para que esse apoio financeiro seja dispendido na aquisição de material da indústria portuguesa, nomeadamente em armamento, componentes e no setor têxtil (para fardamentos). Uma espécie de "damos-te dinheiro, mas vens a Famalicão comprar a roupa dos soldados". Leia mais aqui.
Um passo em frente na saúde e no fortalecimento dos direitos das pessoas trans: homens transgénero vão passar a ser incluídos nos rastreios do cancro do colo do útero. A ministra da Juventude e Modernização, que fez o anúncio no decorrer de uma audição no Parlamento, precisou que em causa estão pessoas transgénero registadas com nome masculino que tenham útero que esta alteração deve concretizar-se ainda este ano, "estando disponível no próximo ciclo de rastreios". Saiba mais aqui.
A advogada que foi detida na terça-feira a introduzir meio quilo de haxixe na cadeia de Custóias, em Matosinhos, justificou o crime com a pressão feita por um recluso de quem era próxima. Um dos dois reclusos que abasteceu de droga foi apanhado com algumas “pedras” de crack e outro tinha cinco “sabonetes” de haxixe escondidos nas pernas e virilhas. Interrogada hoje no Tribunal de Matosinhos, a causídica de 36 anos, residente em Braga, foi colocada em liberdade, estando proibida de regressar à cadeia em causa e obrigada a apresentar-se semanalmente às autoridades policiais. O jornalista Roberto Bessa Moreira conta a história.
Ainda dentro do narcotráfico: a PSP desmantelou, na terça-feira à noite, as duas redes de tráfico de droga que, após a detenção do chamado “barão da Pasteleira Nova” (Fábio Ribeiro, conhecido por “Crilim”), passaram a dominar este bairro da cidade do Porto. Uma delas, à boa moda da nobreza, era liderada pelo irmão do próprio "barão". A fechar o tema, um cidadão peruano de 76 anos foi apanhado, também ontem, com quilo e meio de cocaína escondido em caixas de chocolate, no Aeroporto Francisco Sá Carneiro. Os inspetores desconfiaram do elevado número de caixas numa das malas e analisaram o produto com que eram feitos os bombons. Surpresa: negativo para cacau de São Tomé e positivo para cocaína. Ambos os casos reportados, mais uma vez, por Roberto Bessa Moreira. Aqui e aqui.