Uma fraude, um arguido, um túnel, dois cães e um Germano gigante
Mais uma fraude fiscal de milhões, mais um ex-ministro arguido, mais um túnel polémico no futebol português. Valha-nos a história humana de um cão para nos resgatar a esperança. E um Germano gigante para ver, ali para os lados da portuense Cordoaria.
Corpo do artigo
A humanidade há de ser sempre humana. A PJ deteve quatro responsáveis de uma empresa de segurança por suspeitas de associação criminosa e fraude fiscal qualificada de 4,6 milhões de euros. A operação “Métis” estendeu-se de Braga a Faro, passando por Lisboa.
O futebol há de ser sempre um túnel. Nova temporada, velhos hábitos. E voltamos às polémicas dos túneis. Depois de em 2009 uma confusão no túnel da Luz ter valido um castigo pesado ao jogador Hulk, do F.C. Porto, desta vez foi num subterrâneo do próprio Dragão que se incendiaram os ânimos. Ainda ninguém conseguirá precisar o que de facto terá acontecido, mas Dinis Delgado, vice-presidente do Estrela da Amadora e delegado ao jogo com os azuis e brancos, diz que viu o presidente portista, André Villas-Boas, “completamente alterado” e com uma postura que “não fez qualquer tipo de sentido”. José Faria, treinador dos amadorenses, já tinha falado, no final do jogo, numa “tremenda confusão no túnel”. Aguardam-se cenas dos próximos capítulos.
A política há-de enfrentar sempre a justiça. O ex-ministro das Finanças Fernando Medina foi constituído arguido no processo Tutti-Frutti. Interrogado há cerca de um mês e meio no Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP), saiu com termo de identidade e residência. A operação "Tutti Frutti" investiga desde 2018 alegados favorecimentos a militantes do PS e do PSD, através de avenças e contratos públicos, estando em causa suspeitas de corrupção passiva, tráfico de influência, participação económica em negócio e financiamento proibido.
E as contas, hão de ser o quê? A ADSE avançou com mudanças para dar mais benefícios em 2025, nomeadamente um limite aos custos suportados com cirurgias no regime convencionado, um aumento dos reembolsos pagos pelas consultas no regime livre e a revisão de alguns preços.
Albuquerque há de seguir sempre em frente! O presidente do Governo da Madeira, Miguel Albuquerque assegurou que não há eleições internas no PSD e que vai recandidatar-se nas regionais que se seguem à aprovação da moção de censura ao seu executivo.
Valha-nos um cão para resgatar-nos a esperança. Vale a pena ler a história dos cães Boris e Keite. A cadela foi atropelada de madrugada por um camião na A28, em Caminha, e o companheiro permaneceu junto ao cadáver até serem resgatados pela associação Selva dos Animais Domésticos.
E um Germano gigante. A obra é de Mr. Dheo e pode ser vista na zona da Cordoaria: um Germano Silva gigante na fachada de um prédio. Um Germano gigante a marcar a paisagem de um Porto que lhe marca a vida.
Tudo isto - e mais ainda! - no site do JN.