Moradores estão alarmados com avistamentos de animais com tumores semelhantes a verrugas e feridas purulentas, causados por uma infeção viral.
Corpo do artigo
Nos últimos dias, vários habitantes dos Estados Unidos e do Canadá dizem ter visto esquilos com o corpo coberto por tumores verrugosos e feridas com pus - fenómeno que levou muitos a apelidá-los de "esquilos-zombie".
Segundo especialistas, trata-se de uma doença conhecida como fibromatose de esquilo, causada por um leporipoxvírus, que provoca o aparecimento de lesões cutâneas semelhantes a verrugas.
A infeção pode ser transmitida entre esquilos através do contacto direto, ou indiretamente, por secreções corporais. Apesar do aspeto dos animais afetados, a condição não representa perigo para os seres humanos nem para os animais de estimação.
Na maioria dos casos, os tumores desaparecem com o tempo sem necessidade de intervenção. No entanto, em situações mais graves, a doença pode afetar órgãos internos e levar à morte do animal.
O caso faz lembrar um fenómeno recente no Colorado (EUA), onde coelhos com protuberâncias parecidas a chifres - chamados de "coelhos Frankenstein" - foram vistos também nos quintais. Era causado por outro vírus semelhante, também inofensivo para os humanos.