Ned mobilizou a comunidade e trouxe à tona a curiosidade sobre a biodiversidade local.
Corpo do artigo
Na Nova Zelândia, uma campanha nas redes sociais está a tentar encontrar uma parceira para Ned, um caracol de jardim com uma característica rara: a sua concha enrola-se para a esquerda, ao contrário da maioria da sua espécie, Cornu aspersum, cuja concha se enrola para a direita.
Esta diferença anatómica faz com que Ned não consiga acasalar com caracóis comuns, já que os órgãos reprodutivos ficam em lados opostos.
A probabilidade de encontrar outro caracol como ele é de apenas uma em 40 mil. Ned foi descoberto em agosto de 2025 pela ilustradora Giselle Clarkson, que o encontrou no seu jardim e o batizou em homenagem a Ned Flanders, personagem canhoto da série "Os Simpsons".
Desde então, tem sido mantido num aquário, bem alimentado e com a companhia temporária de um caracol comum. Para ajudar na procura por um parceiro compatível, a revista "New Zealand Geographic" lançou uma campanha nacional a apelar à população para procurar caracóis com espiral esquerda em jardins, debaixo de vasos ou entre pedras.
Além da missão romântica, a iniciativa pretende aproximar os neozelandeses da Natureza, promovendo o interesse pela biodiversidade e pela preservação ambiental.