O objeto escolhido pelo cozinheiro, músico e compositor.
Corpo do artigo
Para quem estuda piano clássico desde cedo, processo muito solitário, muitas horas a estudar, o metrónomo é uma grande companhia e um objeto muito importante. Cada peça musical tem um tempo específico, andante, calmo, allegro. É preciso tocar nesse tempo, respeitar o compasso dos andamentos, para que tudo resulte.
O metrónomo tem um pêndulo, um peso no meio, semelhante ao esquema das balanças antigas, depois de posto a funcionar, balanceia sempre no mesmo ritmo. É um equipamento matemático muito certinho. Usei-o muitas vezes.
Tenho um muito antigo, do século passado, que era do meu avô José Maria de Souza, que tocava cordofones e era construtor de vários instrumentos, de guitarra portuguesa, de viola braguesa. Quando faleceu, herdei alguns cordofones e um metrónomo analógico, de madeira e metal, que encontrei na sua oficina em Nespereira, Guimarães, lugar onde cresci. Há uma ligação sentimental, portanto.
Rui Lemos
Cozinheiro, músico e compositor
35 anos