O objeto escolhido pelo músico, compositor e produtor.
Corpo do artigo
"O objeto que escolhi é o sintetizador Roland Juno 106, um modelo fabricado entre 1984 e 1988. Entre os temas icónicos em que pode ser ouvido contam-se "Just like heaven" (The Cure), ou "Girls just want to have fun" (Cindy Lauper). Foi o meu primeiro sintetizador analógico e participou em praticamente todos os discos e colaborações que fiz desde 2000, o ano em que o comprei.
Na altura eu tocava com os Coldfinger e o Adriano Sérgio (na altura o baixista da banda) viu dois Juno numa loja em Lisboa, ambos avariados. Dado o estado, a solução foi usar um deles como dador. É esse o sintetizador que utilizei por exemplo no "Luz vaga" (MESA), ou no recente "Lost in the moment".
É um sintetizador temperamental e propenso a avarias, por isso já não sai do estúdio. Também não gosta de estar desligado por muito tempo - tenho de o ligar pelo menos uma vez por semana e tocar um pouco, para que a corrente elétrica ative todos os filtros, circuitos e osciladores. É um "synth" com síndrome de Stradivarius. De todos os sintetizadores que já me passaram pelas mãos, este é o que mais avarias teve, mas não tenciono desfazer-me dele. Seria como desfazer-me da minha própria história."
João Pedro Coimbra (JP Coimbra)
Músico, compositor, produtor
52 anos
