São mais leves, confortáveis e protegem contra impactos. Chegam ao mercado nos próximos meses.
Corpo do artigo
Há novas solas a caminho do mercado, resultado do trabalho desenvolvido pelo PIEP - Pólo de Inovação em Engenharia de Polímeros em colaboração com a empresa Atlanta Steps e o Centro Tecnológico do Calçado de Portugal, no âmbito do projeto BioShoes4All. Inspiram-se na Natureza, são leves, confortáveis e têm maior proteção contra impactos.
O novo produto foi desenvolvido tendo em vista "princípios biomiméticos, ou seja, recorrer a funções que existem na Natureza e mimetizá-las para melhorar aspetos de desempenho", conta Clara Gonçalves, gestora do projeto no PIEP, em Guimarães. O ato de aprender com a Natureza para "resolver desafios humanos", não é novidade para os investigadores do PIEP, que o voltaram a utilizar como "ponto de partida para mais esta inovação, que alia ciência, tecnologia e sustentabilidade em benefício do utilizador e do ambiente", acrescenta Bruno Pereira da Silva, diretor de relações públicas e sustentabilidade do Polo. Por isso, não é difícil reconhecer nas solas estruturas do coração humano, da teia de aranha e das ventosas do polvo.

As solas destinam-se ao segmento casual, onde geralmente o conforto, leveza e desempenho mecânico são fatores críticos para a escolha do consumidor final. Relativamente às outras opções no mercado, oferecem 22% menos peso, para maior leveza e conforto diário, e permitem um incremento de 60% de absorção de energia, sobretudo no calcanhar, distribuindo melhor a pressão plantar e protegendo contra os impactos.
Para além do design, houve também preocupações ambientais, daí que seja incorporado no fabrico bio-TPU (poliuretano termoplástico produzido a partir de materiais de derivados de fontes biológicas renováveis), o que permite reduzir a pegada carbónica.

Este produto inovador surge ao abrigo do projeto BioShoes4All, que envolve um investimento do PRR na ordem dos 72 milhões de euros, e reforça a competitividade internacional do cluster português do calçado. Está em processo de patente internacional e cumpre a norma internacional ISO/TR 20880:2007 no que respeita à segurança e aderência.
No mês passado foi apresentado na Lineapelle Fair, o maior evento internacional de acessórios da indústria do calçado, em Milão, Itália. A Atlanta Steps já tem pedido de amostras e espera ter vendas de produto no primeiro semestre do próximo ano.
