Corpo do artigo
1.Quem é da região do Porto sabe que tem sido consensual a ideia de que a A41 (também designada CREP - Circular Regional Exterior do Porto) devia ser desportajada, condição necessária (mas não suficiente) para reduzir o trânsito na sobrelotada VCI, designadamente ao nível de pesados. Esta semana, discutiu-se a abolição de portagens em várias autoestradas do país, tendo sido aprovada uma proposta apresentada pelo Partido Socialista.
Para lá das cambalhotas do PS (que ainda há seis meses, quando estava no Governo, chumbou propostas com o mesmo objetivo) e do oportunismo do Chega, o que registo é que as portagens na CREP vão manter-se! Porque a proposta apresentada pelo PCP nesse sentido foi chumbada por PSD, Chega, IL e CDS! Ou seja, os partidos que apoiam e suportam Rui Moreira no Porto, e que ainda recentemente bateram com a mão no peito contra o Governo PS que não quis abolir as portagens na CREP. Afinal, quando chega a hora da verdade, deixam cair a máscara! Chama-se a isto mentir.
2. É um escândalo que a Ponte D. Maria, monumento nacional e obra de referência internacional, esteja abandonada há 33 anos. Sob a tutela da Infraestruturas de Portugal (IP), não ata nem desata. Na semana passada, a CDU apresentou uma proposta na Assembleia Municipal do Porto que recomendava à Câmara que “tome as medidas adequadas para, em conjunto com a Câmara de Vila Nova de Gaia, proporem um programa para a ponte, que permita a sua valorização enquanto monumento nacional e a sua reutilização no quadro das ligações entre os dois territórios”. E que “apresentem, em conjunto, essa proposta de programa, bem como o respetivo modelo de financiamento e de operacionalização, ao Governo, para que este, através dos organismos sob a sua gestão, assuma as suas responsabilidades no estado de abandono em que a Ponte D. Maria Pia se encontra”. Esta proposta foi chumbada pelo movimento de Rui Moreira (que inclui a IL e o CDS), pelo PSD e pelo Chega! Que preferem que a ponte continue na mesma...…
3. O que se passou no Porto neste fim de semana, com ataques racistas organizados a imigrantes, é inadmissível! Ponham a mão na consciência aqueles que para isto contribuem com o discurso que associa a insegurança à imigração.