Perdi a conta aos casos de maus-tratos a idosos em instalações designadas por "lares" ou "casas de acolhimento" que conheci, a maioria por via profissional.
Corpo do artigo
Lembro-me que, em alguns, houve encerramentos, retirada de apoio da Segurança Social, processos judiciais, conhecimento de prestações altíssimas sem declaração fiscal. Todos estiveram em páginas de jornais devido a denúncias de parentes ou de antigos trabalhadores. Agora, o assunto voltou a ter destaque devido a um vídeo onde se veem funcionários da Santa Casa da Misericórdia de Valpaços a maltratar um homem acamado e que faleceu entretanto.
Sabe-se agora que serão suspensos. E que são suspeitos porque o vídeo foi feito sem seu conhecimento. Mas pode ajudar na busca de responsabilidades. O que revolta é que se fala de como as pessoas mais velhas são tratadas naqueles locais - que deveriam ser de carinho e aconchego -, apenas quando se sabe de mais um caso. Maltratar alguém é crime. Ponto. Um crime contra quem já não pode defender-se. Nem pode recusar ser amarrado, drogado, pisado. As imagens do caso de Valpaços doem, fazem nós no estômago. Mas será apenas mais um se não houver castigo.
Jornalista