<p>Uma dúzia de crianças da escola básica da Misericórdia de N.ª Sr.ª do Rosário de Unhão, Felgueiras, foram hospitalizadas ontem, quarta-feira, por ter contraído, alegadamente, uma bactéria que causou gastroenterites.</p>
Corpo do artigo
A escola decidiu suspender as aulas até terça-feira e proceder a uma desinfecção. Os 12 alunos do 1.º Ciclo de ensino da Misericórdia começaram a sentir dores e a vomitar, a maioria deles já em casa. "A partir da meia-noite, o meu filho começou a vomitar. Pensei que era da gripe, porque ele já se sentia mal. Fui ao Hospital de Lousada e dali vim para o de Penafiel", revelou Fátima Teixeira, moradora em Lousada. Só em Penafiel é que Fátima se apercebeu da dimensão do problema.
Fátima Teixeira e outros pais contactados pelo JN asseguram que a escola, propriedade da Misericórdia de Felgueiras, "é uma das melhores da região". Algumas mães suspeitam que o problema possa estar na sopa servida, anteontem, porque os meninos vomitaram sopa. Fonte da direcção da escola negou. "Fornecemos refeições asseguradas por nutricionistas e todos os alimentos são biológicos, produzidos na nossa quinta", disse, ao JN.
As 12 crianças deram entrada na Urgência de Pediatria do Hospital Padre Américo do Vale do Sousa ao longo da noite e madrugada e algumas delas, com febres altas, estiveram internadas até ao final do dia de ontem.
Fonte hospitalar afastou a possibilidade de se tratar de intoxicação alimentar, esclarecendo tratar-se de uma bactéria a causadora das gastrenterites nas crianças. A autoridade de saúde de Felgueiras já vistoriou a escola e concordou com o encerramento decretado até terça-feira.