A Câmara do Porto vai disponibilizar um apoio extraordinário de 200 mil euros às associações do concelho, no âmbito de uma linha de apoio para ajudar a enfrentar as dificuldades inerentes à pandemia. No ano passado, esse apoio tinha sido de 150 mil euros. A proposta é votada na segunda-feira, em reunião do Executivo.
Corpo do artigo
"Face à excecionalidade do momento que vivemos muitas das associações confrontam-se com graves dificuldades de tesouraria para solver os compromissos com despesas correntes, dado que muitas se viram a uma paragem e encerramento forçados, aos quais importa dar uma resposta e apoiar", pode ler-se na proposta, assinada pelo presidente da Câmara, Rui Moreira.
"As associações, coletividades e clubes continuam a desempenhar uma função relevante, pois são espaços privilegiados de sociabilidade, de construção de identidades e afetividades, de ocupação dos tempos livres, de dinamização da vida cultural, recreativa e desportiva, contribuindo para a coesão da cidade a diversas dimensões que importa preservar", destaca ainda o documento.
A Autarquia recorda que, em paralelo, está em curso a terceira edição do Fundo Municipal de Apoio ao Associativismo Portuense. Neste ano, a Câmara estipulou um limite de projetos a apoiar - 28, divididos por quatro eixos - sendo que o montante global é de 800 mil euros.