Festival do enchido de fumeiro - eleito como uma das sete maravilhas da gastronomia portuguesa - acontece a 2 de abril, mas as inscrições nos restaurantes já começam esta terça-feira.
Corpo do artigo
Almoçar um prato de alheira de Mirandela IGP, com bebida e café incluído, por apenas dois euros num restaurante do concelho mirandelense.
Será uma realidade para mais de 1200 pessoas, no próximo dia 2 de abril, que podem fazer a reserva a partir desta terça-feira, para um dos 41 restaurantes aderentes ao Festival da Alheira de Mirandela IGP (Indicação Geográfica Protegida), promovido pela Associação Comercial e Industrial de Mirandela, entidade gestora deste enchido de fumeiro eleito em 2011 como uma das sete maravilhas da gastronomia portuguesa.
Em 2021, devido aos constrangimentos da pandemia, o festival aconteceu em modo take away, mas agora a degustação do prato de alheira será presencialmente nos restaurantes.
Os cinco produtores de alheira de Mirandela IGP oferecem aos 41 restaurantes aderentes, um total de 1230 alheiras, 30 a cada restaurante que recebe, por refeição, um total de sete euros. Quem almoça paga dois euros e a ACIM comparticipa os restantes cinco euros.
Vítor Borges, presidente da direção da ACIM, adianta que a intenção é "promover o produto ex-lybris do concelho, apoiar o setor da restauração, mas também proporcionar às pessoas momentos de convívio que tanta falta fazem depois de mais de dois anos de restrições devido à pandemia", refere.
A ideia inicial até era fazer o festival na praça do mercado da cidade. "Acabamos por não o fazer, porque iríamos concentrar no espaço mais de mil pessoas e ainda não é a altura ideal porque a pandemia ainda não acabou", frisa.
A ACIM disponibiliza, a partir de hoje, dois números de telefone, para as inscrições nos 41 restaurantes aderentes: 924 398 103 e 924 398 112.