A confeção de pão não tem segredos para Elisabete Ferreira, diretora executiva de A Padaria Pão de Gimonde, em Bragança, que foi a primeira mulher a ser distinguida com o galardão World Baker of the Year.
Corpo do artigo
Pode dizer-se que a arte da padaria lhe está no sangue, pois vem de uma família que há muito se dedica à panificação na aldeia de Gimonde, nas proximidades de Bragança, cujo pão é famoso na região.
Esta distinção, que lhe foi entregue em Veneza, na Itália, esta terça-feira, é concedida a profissionais que se destacam pela sua contribuição no sector, tanto nos termos de inovação quanto de preservação dos processos e técnicas tradicionais. “Sabe sempre bem ver o nosso trabalho reconhecido. Acho que vencemos o prémio graças à forma como trabalhamos, aliando a tradição e a inovação”, referiu Elisabete ao Jornal de Notícias, acrescentado que agora vai ter ainda mais vontade de continuar a investir neste setor.
O reconhecimento mundial destaca a dedicação e excelência de Elisabete na preservação da arte da panificação e a sua inovação, num setor predominantemente masculino, tornando-a a primeira mulher a receber esta distinção.