Estão abertas as candidaturas para o Concurso Lusófono da Trofa – Prémio Matilde Rosa Araújo, que visa promover a escrita criativa e a ilustração na literatura infantil, além de divulgar os autores da Comunidade de Países de Língua Portuguesa. Os interessados podem enviar trabalhos até ao final de maio.
Corpo do artigo
O concurso contempla as categorias de conto infantil e ilustração, sendo atribuído ao vencedor de cada uma o prémio pecuniário de 2500 euros. É destinado a maiores de 18 anos naturais da Comunidade de Países de Língua Portuguesa, naturalizados e estrangeiros cuja situação de permanência nos respetivos países esteja legalizada. Podem ou não ter livros publicados.
Esta é uma iniciativa da Câmara da Trofa lançada em 2002 e conta com o apoio do Instituto Camões.
O regulamento do concurso e os locais para envio dos trabalhos nos respetivos países podem ser consultados no site da Autarquia da Trofa.
Em 2023 sagraram-se vencedoras Kiara Terra Ferraz Pupim e Cinara Santos Peralta Pisco, respetivamente nas categorias de conto e ilustração, numa edição que contou com 364 participantes, em representação de Portugal, Brasil, Cabo Verde, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.