A actriz Sónia Brazão sofreu queimaduras graves na sequência de uma explosão, descrita como "muito violenta", que ocorreu, esta tarde de sexta-feira, no seu apartamento, em Algés, concelho de Oeiras. Do acidente resultou mais uma pessoa ferida. O edifício ficou interditado e há estragos avultados no local.
Corpo do artigo
Segundo declarações de um amigo de Sónia Brazão ao JN, a actriz encontra-se em estado grave, com queimaduras de 1º e 2º graus.
O comandante dos Bombeiros Voluntários de Algés, Carlos Carvalho, disse que a actriz terá cerca de 90% do corpo queimado e que estava consciente quando os bombeiros chegaram ao local.
Sónia Brazão está internada na Unidade de Queimados do Hospital de São José, em Lisboa.
Segundo populares, a mãe da actriz saiu do local da explosão acompanhada por um psicólogo. "É uma pessoa humilde, que fala a toda a gente", comentam os vizinhos de Sónia Brazão, entre as muitas pessoas que acorreram ao local à procura de informações.
No prédio onde ocorreu a explosão, situado na Avenida da República, fica também um Centro Cultural, onde, no momento da explosão, estavam cerca de dez alunos em aulas.
A directora, Helena Pinheiro, disse, ao JN, que sentiu um "estrondo imenso" e que toda a gente veio para a rua. "Tentei evitar o pânico", acrescentou.
No total, há duas mulheres feridas. Sonia Brazão é a vítima que inspira mais cuidados. A outra vítima sofreu ferimentos ligeiros num braço causados por estilhaços de vidros.
Nove famílias afectadas
A explosão afectou as casas de nove famílias, tendo destruído totalmente o apartamento de Sónia Brazão. Há ainda dois apartamentos parcialmente destruídos.
Apesar da violência da explosão, a estrutura do prédio não foi afectada.
Ninguém poderá dormir no prédio esta noite de sexta-feira, mas não há necessidade de providenciar alojamento, confirmou o presidente da Camara de Oeiras, Isaltino Morais.
Segundo a Protecção Civil de Oeiras, os motivos exactos da explosão não estão determinados, mas tudo indica tratar-se de uma fuga de gás.
Sabe-se também que os destroços danificaram vários carros que se encontravam nas proximidades. O automóvel mais danificado foi atingido por um frigorífico.
Os Bombeiros Voluntários de Algés e do Dafundo estão no local com quatro veículos e 12 homens, assim como a PSP e a Protecção Civil de Oeiras.
Se tem mais informações, fotografias ou vídeos sobre este caso envie para informa@jn.pt