A mãe de um aluno de 11 anos da Escola Básica Júlio Dinis, em Gondomar, acusa um funcionário de agredir o filho, que é autista. E garante ter apresentado queixa na escola e na Comissão de Proteção de Crianças e Jovens. Contactado pelo JN, o Ministério da Educação confirmou que a escola abriu um processo de inquérito para averiguar os factos. O estabelecimento de ensino, também contactado pelo JN, não falou.
Corpo do artigo
Francisco foi diagnosticado com autismo aos seis anos. A mãe, Maria Moreira, diz que desde essa altura tem sido vítima de bullying por parte de colegas na escola. Há cerca de dois meses, Maria apercebeu-se de hematomas no corpo do filho. Perguntou-lhe o que tinha acontecido e o rapaz disse que tinham sido causados por um funcionário.
De acordo com a mãe, na sequência de uma briga entre o filho e outro aluno, o auxiliar imobilizou Francisco, deitando-o ao chão e prendendo-lhe as mãos atrás das costas. Uma ação que terá causado os hematomas no rapaz, que apesar de ter 11 anos pesa 94 quilos.
Ainda segundo a mãe, o alerta para o caso foi dado aos restantes funcionários pelos colegas de turma de Francisco "que sempre o apoiaram". Na sequência do incidente, Maria Moreira reuniu-se com o vice-presidente da Câmara de Gondomar, pedindo um funcionário especializado capaz de acompanhar Francisco. Até porque um relatório do Centro Hospitalar do Porto aponta essa necessidade.
Ao JN, a Câmara referiu que "o Município tem procurado acudir [a estas situações de bullying], sendo que em muitos desses casos cabe à autarquia apenas um papel de mediação e sensibilização junto ao respetivo agrupamento escolar". A Autarquia acrescenta que tem estado "atenta e sensível" a estas questões.
No relatório do Centro Hospitalar do Porto consta que, além do autismo, o menino foi também diagnosticado com hiperatividade com défice de atenção, problemas de oposição-desafio, bem como heteroagressividade. Os médicos recomendaram uma monitorização permanente por um adulto em "momentos menos estruturados", como o recreio e a hora de almoço.