Afinal, urgência pediátrica do hospital de Mirandela está aberta no fim de semana
A urgência pediátrica do hospital de Mirandela vai estar aberta este fim de semana, 29 e 30 de junho, informa a administração da Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste. A garantia é dada depois de no mapa das urgências o serviço ter aparecido como encerrado, por "erro" esta tarde.
Corpo do artigo
Depois da notícia avançada pelo JN, suportada no mapa das urgências disponibilizado no portal do SNS, de que a urgência estaria fechada no fim de semana, a administração da ULS do Nordeste afirmou ter sido apanhada de surpresa, porque não está previsto o encerramento, alegando que se tratou de um erro da Direção Executiva do SNS.
“A Urgência Pediátrica na Unidade Hospitalar de Mirandela está a funcionar dentro da normalidade nos dias 29 e 30 de junho de 2024. Face ao exposto, foi prontamente solicitada a devida atualização da informação no mapa interativo das Escalas de Urgência do SNS”, adianta a nota enviada pela ULS do Nordeste ao JN.
Na região transmontana, no distrito vizinho de Vila Real, está previsto o encerramento da urgência pediátrica do hospital de Chaves, com a alternativa a ser o hospital da cidade de Vila Real.
Recorde-se que a unidade hospitalar de Mirandela está privada, há perto de nove meses, do serviço de urgência de cirurgia geral que foi encerrado, no dia 8 de outubro, alegando a ULS do Nordeste que seria uma medida “temporária”, para fazer face aos constrangimentos na elaboração de escalas devido à recusa da maioria dos médicos em realizar trabalho extraordinário para lá das 150 horas, estipuladas na Lei, mas até ao momento ainda não foi reaberto.