A VianaFestas, associação promotora das festas da cidade de Viana do Castelo, anunciou esta quarta-feira o programa da romaria d'Agonia 2024, que pela segunda vez na sua história se prolongará durante nove dias.
Corpo do artigo
A edição deste ano decorrerá de 14 a 22 de agosto, repetindo o número de dias de 2023, e terá como novidade a realização de uma "romaria dos pequeninos". Uma iniciativa que, de acordo com a associação promotora das festas, consiste em, durante um dia (19 de agosto), colocar crianças "em contacto com as tradições e a etnografia" de Viana do Castelo, através de "vários ateliers temáticos".
O programa das festas, que por estes dias está a ser promovido junto do público na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), prevê a realização, no feriado de 15 de agosto, do tradicional Desfile da Mordomia, que em 2023 juntou mais de 900 mulheres pelas ruas de Viana do Castelo. E que "é um dos quadros mais procurados da romaria, na participação e no público".
"Nos últimos dois anos realizamos um inquérito presencial e online ao público da Romaria e os dados indicam que o Desfile da Mordomia é o quadro mais procurado pelas pessoas, seguindo-se a Procissão ao Mar e o Cortejo Etnográfico. Este ano o calendário alinhou-se, mantemos a tradição do Desfile da Mordomia na quinta-feira que calha no feriado. Esta feliz coincidência vai possibilitar às pessoas de outros locais poderem vir assistir, e aos próprios vianenses", afirma o presidente da VianaFestas e vereador da Cultura na câmara de Viana do Castelo, Manuel Vitorino.
A Festa do Traje, a 16 de agosto, o cortejo histórico-etnográfico, no dia 17, a tradicional Serenata no rio Lima, no dia 18, os Tapetes Floridos para a celebração do dia da padroeira, feriado municipal de 20 de agosto, e a procissão ao mar nesse mesmo dia, são os pontos altos do programa festivo, além das tradicionais revistas de gigantones e cabeçudos, sempre animadas com o ribombar ensurdecedor dos bombos.
A extensão do programa oficial prevê no dia 21 e 22 de agosto a realização de um peddy paper, um Sarau de Corais Polifónicos na Igreja da Misericórdia e provas desportivas no Jardim.
A devoção à Senhora d'Agonia iniciou-se em 1751 e comemora-se a 20 de agosto até aos dias de hoje.