Agricultor de Miranda do Douro queixa-se que os lobos lhe mataram um bezerro

Bezerro era recém-nascido
Foto: Glória Lopes
Um novo ataque de lobo no concelho de Miranda do Douro, esta madrugada de sábado, resultou na morte de um vitelo recém-nascido na aldeia de Duas Igrejas.
Eduardo Martins, o proprietário do animal, contou ao JN que esta manhã quando foi ver as vacas encontrou um vitelo morto. "Os animais estão num terreno junto à minha habitação. Ontem à noite estava tudo bem. A vaca tinha parido e deixei-a com o vitelo, mas esta manhã encontrei o bezerro morto. Foram os lobos", explicou Eduardo Martins ao JN.
O agricultor teme agora que os lobos ataquem os restantes bovinos, porque tem várias vacas para parir. "Os meus animais estão em regime extensivo e pernoitam num terreno a 50 metros da minha casa. Eu já andava desconfiado que andasse lobo por ali porque várias vacas abortaram", contou o agricultor
A exploração está localizada no Parque Natural do Douro Internacional, onde nos últimos meses já ocorreram 22 ataques de lobos, segundo os dados do Instituto de Conservação da Natureza e da Biodiversidade. Eduardo Martins teme agora que os lobos voltem a atacar a sua exploração e lhe matem mais bezerros. "Eu vou prender lá os cães. Não tenho estábulo com capacidade para tantas vacas. Só os vitelos para engorda ficam dentro do estábulo", acrescentou Eduardo Martins.
