
Em menos de dois meses, este foi o quinto ataque a rebanhos
Foto: Maria João Gala / Arquivo
Cinco ovelhas e dois cordeiros mortos foi o resultado do ataque de lobos a um rebanho na aldeia de Palancar, no concelho de Miranda do Douro.
Uma fonte adiantou que o ataque ocorreu no domingo, ao final da tarde, numa altura em que o proprietário estava a apascentar o rebanho num campo, tendo alguns animais ficado para trás, acabando por ser vítimas dos lobos.
O caso foi comunicado ao Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF), que tomou conta da ocorrência.
Em menos de dois meses, este foi o quinto ataque a rebanhos que os pastores do concelho atribuem aos lobos.
A presidente da Câmara de Miranda do Douro referiu ao JN que "a responsabilidade destas ocorrências é do ICNF, quando se comprova que são ataques de lobos".
Os danos vão sendo pagos. "Pelo que sei o organismo não descarta a responsabilidade, mas a forma de ressarcir os prejuízos demora e não é feita na altura em que as pessoas mais precisam", acrescentou Helena Barril.
Sobre o aumento do número de ataques nas últimas semanas, a autarca considera que poderá estar relacionado com "os incêndios florestais". Helena Barril realça que "ocorreram muitos em Espanha, junto à fronteira, e os lobos movimentam-se mais à procura de alimento, mas causam muitos prejuízos aos pastores".
