<p>A Aldeia Histórica de Castelo Rodrigo tem registado uma procura anual de cerca de 50 mil visitantes. Mas estes são apenas os registados no posto de turismo. A Câmara Municipal estima que sejam mais do dobro.</p>
Corpo do artigo
Esta pequena povoação, localizada no concelho de Figueira de Castelo Rodrigo, tem vindo a ser cada vez mais procurada, sobretudo por quem aprecia património histórico edificado, com os portugueses à cabeça. Não obstante, também por ali vão espanhóis, ingleses e franceses.
Os que passam no posto de turismo que a autarquia ali instalou e deixam o seu registo no livro de visitas rondam os 50 mil anuais. É uma das mais procuradas entre as doze Aldeias Históricas de Portugal. Mas o edil de Figueira de Castelo Rodrigo, António Edmundo, acredita que aquele número é "menos de metade" do que aquele que deveria reflectir a realidade dos visitantes. "Nem toda a gente passa pelo posto de turismo", justifica.
Este grande afluxo de turistas beneficia, sobretudo, o comércio que se instalou na aldeia histórica: um restaurante, dois cafés, uma unidade de turismo rural com cinco quartos e que vai ser ampliada, e três lojas de produtos regionais, que vendem vinhos, queijos, mel, compotas, enchidos e artesanato diverso. A vila de Figueira de Castelo Rodrigo acaba por beneficiar também dos turistas que a aldeia histórica atrai.
Em termos de investimentos público, a Câmara Municipal tem prosseguido o trabalho de recuperação de fachadas. As casas com um novo visual já ultrapassam a centena, nas contas de António Edmundo. Para as chamadas eiras de Castelo Rodrigo está a ser projectada a construção de um parque de campismo.
O autarca está convencido que o número de turistas vai aumentar este verão, nomeadamente, entre quem leu "A Viagem do Elefante", último livro de José Saramago. É que o local surge com grande destaque na obra, sendo mesmo palco do encontro - esteve quase para ser uma batalha - entre tropas portuguesas e austríacas encarregadas de escoltar o elefante Salomão até Valladolid, em Espanha.
Castelo Rodrigo é a sede da Associação das Aldeias Históricas de Portugal, que para além daquela inclui ainda: Almeida, Belmonte, Castelo Novo, Castelo Mendo, Idanha-a-Velha, Linhares da Beira, Marialva, Monsanto, Piódão, Sortelha e Trancoso. Todas juntas registaram, em 2008, 355 mil visitantes, sendo que destes 25% eram estrangeiros. Um aumento significativo, já que, em 2005, o número oficial era de 234 mil turistas.
