Sessenta pessoas foram retiradas da aldeia de Paradela, no Soajo, Arcos de Valdevez, por causa de um incêndio de "grandes dimensões". Lugar de Várzea vai ser evacuado.
Corpo do artigo
As chamas deflagraram, esta terça-feira, às 9.08 horas em zona de povoamento florestal e rapidamente se alastraram, obrigando as autoridades a evacuar o lugar da Paradela, em pleno Parque Nacional da Peneda Gerês (PNPG).
Foram retiradas sessenta pessoas, com o auxilio da GNR, já que alguns moradores não queriam abandonar as suas habitações. No lugar de Várzea, a cerca de um quilómetro de Paradela, as autoridades estão a preparar a retirada de 30 moradores.
Às 16.00 horas foi acionado o plano de emergência municipal. Olegário Gonçalves, vereador com o pelouro da Proteção Civil, manifestou a necessidade de mais meios para auxiliar no combate às chamas.
Segundo o responsável, na área do PNPG "morreram animais", sem especificar a quantidade e "alguns habitantes daquele lugar estiveram em risco de vida por terem ficado cercados pelas chamas".
Segundo a informação disponibilizada na página na Internet da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), às 15:46, o combate aquele incêndio mobilizava 54 operacionais apoiados por 19 viaturas e dois meios aéreos.
As chamas deflagraram hoje às 09:08 em zona de povoamento florestal.