A Avenida dos Aliados é a nova rota do luxo na Europa. São cada vez mais as marcas destinadas a consumidores de topo que lá abrem portas ou que planeiam fazê-lo.
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O mais recente projeto é o Aliados 9, edifício situado na esquina com a Rua do Dr. Artur Magalhães Basto, que se encontra em fase de reabilitação e que no futuro irá albergar cinco lojas de gama alta. O imóvel foi adquirido pelo fundo de investimento imobiliário Real Added Value PN, e as obras ficarão concluídas até 2023. O JN sabe que são vários os interessados internacionais e que ainda não há decisão final sobre os futuros inquilinos, encontrando-se o processo em fase de negociação pelas melhores ofertas.
Um passo significativo no sentido da consolidação da Avenida dos Aliados como montra de luxo, tornando-a a segunda artéria do país com mais lojas do género por metro quadrado a seguir à Avenida da Liberdade, em Lisboa. E no reforço dos planos para chamar visitantes com alta capacidade financeira, em particular estrangeiros.
"Desde 2017 que o Porto vinha a crescer como aposta de raiz e extensão para lojas de luxo. A pandemia travou o processo, que agora foi retomado e é irreversível", considera Amélia Brandão, professora da Faculdade de Economia da Universidade do Porto e da Porto Business School, responsável por vários estudos sobre a influência do luxo nas cidades. "Desta forma, o Porto fica ao nível de modelos como Paris ou Milão e entra definitivamente no roteiro europeu do luxo", acrescenta.
Ideia semelhante tem Mariana Rosa, líder do setor de consultoria de mercados da agência JLL, que tem em mãos a comercialização do Aliados 9. "O segmento está a retomar fortemente os planos de expansão. Estas lojas vão dar um importante contributo ao reforço da oferta nos Aliados e são uma excelente oportunidade para captar marcas internacionais", assinala.
No fundo, como lembra Daniel Sá, diretor-executivo do Instituto Português de Administração de Marketing (IPAM), trata-se da "adoção de uma fórmula de sucesso repetida noutras paragens, com a valorização de avenidas nobres na expectativa de apelar a turistas com poder de compra".
Uma ideia, garante Daniel Sá, que "tem tudo para dar certo" e assim transformar a Avenida dos Aliados num dos principais pontos de luxo à escala internacional. Por arrasto positivo, "a marca do Porto enquanto cidade de referência sairá valorizada" à conta de um sopro de luxo na sua zona central.
Matosinhos - As lojas de luxo ainda não fazem parte da paisagem urbana matosinhense. Mas existem, concentrando-se no NorteShopping, na Senhora da Hora. De resto, nas principais artérias da cidade não há registo de espaços comerciais do género.
Vila Nova de Gaia - As principais lojas de segmento alto no concelho situam-se, à semelhança de Matosinhos, nas grandes superfícies. Segundo apurou o JN, não está previsto transformar qualquer artéria nobre gaiense em apostas de luxo.