<p>Os portões da Secundária de Albergaria-a-Velha foram esta quinta-feira de manhã fechados a cadeado pelos alunos daquela escola em protesto contra as más condições das salas de aula, nomeadamente contra o frio.</p>
Corpo do artigo
A acção de algumas centenas de alunos incluiu ainda um protesto contra o o novo regime de faltas instaurado pelo Ministério da Educação nas escolas.
A escola esteve fechada desde cerca das oito horas até depois das nove horas, tendo havido necessidade de pedir auxilio aos Bombeiros de Albergaria-a-Velha para cortarem os cadeados.
"O bom sucesso dos alunos também passa pelo bem estar", lia-se num dos grandes panos negros colocados no gradeamento fronteiro da escola.
A situação na escola só ficou normalizada cerca das 10 horas com a entrada de professores e funcionários na escola, mas houve alunos que faltaram às aulas e outras que só entraram no estabelecimento de ensino depois das 11 horas da manhã.
"Faltam condições a nível de aquecimento, algumas das salas estão muito frias e os professores querem projectar documentos e não têm projectores", disse ao JN uma aluna do 11º ano, que escolheu o anonimato. "Também estamos descontentes com o regime de faltas", acrescentou.
Três alunos do 10º ano, que também preferiram o anonimato, frisaram que "há blocos que apenas têm um aquecedor". O presidente do conselho executivo da escola, José Manuel Nunes contactado pelo JN optou pelo silêncio.