<p>Alunos da Escola Secundária Latino Coelho, em Lamego, faltaram, ontem, às aulas, em protesto contra o impasse na tomada de posse dos membros da Associação de Estudantes.</p>
Corpo do artigo
"Não se admite que os nossos colegas tenham sido escolhidos por nós, em eleições livres, já lá vão mais de cinco meses, e até hoje o Conselho Executivo não se tenha dignado a dar-lhes posse", condena uma aluna.
Sentada no jardim da Alameda, ao lado de muitos outros colegas, a estudante, que como os demais não quis identificar-se, recusa tratar-se de uma greve "no sentido institucional do termo".
"Os colegas eleitos estavam à entrada da escola, a sensibilizar-nos para os problemas que persistem, dizendo-nos que não podem ser solucionados enquanto não existir associação. Não hesitamos em manifestar-lhes de imediato a nossa solidariedade faltando às aulas", explica outro estudante.
As eleições para a AE realizaram em Novembro de 2009 e a posse deveria acontecer um mês depois. "Não há nenhuma justificação para este atraso, a não ser a prepotência do presidente do conselho executivo", acusou uma aluna. O JN tentou, ontem, falar com António Martins, presidente daquele órgão, mas um funcionário informou que não estava disponível por estar em reunião.
Uma fonte próxima da escola calcula que cerca de 90 por cento dos 1200 estudantes da escola tenham ontem faltado às actividades lectivas.
"Está um belo dia para não ter aulas", disse uma jovem, afirmando ignorar as causas do protesto em que participou.