Cerca de 180 alunos vão reunir-se no Porto, entre esta quinta-feira e sábado, para a 16.ª edição do OPOMUN - Oporto Model United Nations, que recria uma assembleia da Organização das Nações Unidas (ONU).
Corpo do artigo
A iniciativa é organizada pelos alunos do CLIP - Oporto International School, que vai receber o primeiro dia de trabalhos, a partir das 11.30 horas. O Porto Palácio Hotel recebe os delegados nos dias 17 e 18 de fevereiro.
Em cima da mesa estará a discussão de temas como a guerra da Ucrânia ou a crise na habitação.
Depois de dois anos de conferências online, o fórum volta a decorrer presencialmente. Os jovens serão distribuídos por vários comités, como o Conselho de Segurança, Assembleia Geral e até o Tribunal Penal Internacional, representando delegados de diversos países.
O ex-deputado do Parlamento Europeu Carlos Coelho vai estar presente na cerimónia de abertura para partilhar a sua experiência. A iniciativa contará com a participação de escolas internacionais de Espanha, Itália e Portugal, "contribuindo assim para o fortalecimento de relações entre alunos de diferentes culturas", refere a organização, em comunicado.