Milhares de pessoas visitam os concelhos que celebram a floração com a realização de feiras e festas. Muitas continuam a chegar em excursões de autocarro.
Corpo do artigo
As amendoeiras estão a vestir-se de branco e rosa e prometem casamento com os olhos dos milhares de turistas que, até meados de março, vão a Trás-os-Montes e Alto Douro. Muitos vão de autocarro em excursão, outros em automóvel próprio e todos juntos agitam a economia da região que está em festa.
Vila Nova de Foz Côa e São João da Pesqueira começaram a celebração das flores no passado fim de semana. Hoje, continua em Vila Flor, Torre de Moncorvo, Freixo de Espada à Cinta e Figueira de Castelo Rodrigo. Em Mogadouro só começa no dia 4 de março. Em todos os locais há venda de produtos regionais, atividades culturais e desportivas, bailes e concertos musicais .
É esta animação que atrai muitos visitantes, que lotam, principalmente, a hotelaria e a restauração, mas que também levam fumeiro, mel, frutos secos, pão e vinho, entre muitos outros produtos regionais.
Lotação completa
"É um forte contributo para dinamizar a economia local", assegura o presidente da Câmara de Vila Nova de Foz Côa, João Paulo Sousa. "As 265 camas da hotelaria e a restauração estão completamente lotados", realça o autarca de Freixo de Espada à Cinta, Nuno Ferreira. "Praticamente não há onde dormir e onde comer, a taxa de ocupação é muito satisfatória", salienta o homólogo de Vila Flor, Pedro Lima. "Os produtores pedem mais fins de semana de feira porque conseguem realizar dinheiro", assevera o edil de São João da Pesqueira, Manuel Cordeiro.
As amendoeiras em flor atraem gente de todo o lado. A agência de viagens Roma Tours, do Porto, já tem, segundo a sócio-gerente Rosa Maria Marques, "dois autocarros lotados" para a viagem de 4 e 5 de março. A Roma Tours tem passagem agendada por vários concelhos com pernoita em Freixo de Espada à Cinta.
De Estremoz e de Évora vai chegar outro autocarro da Agência de Viagens Rainha Santa Isabel. O programa foi preparado por António Batista e também engloba a passagem por vários concelhos floridos, nos dias 4 e 5 de março. Neste caso ainda há inscrições abertas.
Muita procura
Tanto Rosa Maria como António Batista garantem que ainda "há muita procura" por esta forma de ir a eventos como as amendoeiras em flor, mas o responsável da Rainha Santa Isabel realça que "os grupos são mais pequenos" e que os passageiros "são pessoas com mais dificuldade de mobilidade por meios próprios". Acrescenta que "a maior parte dos turistas prefere ir no seu carro".
Em Vila Flor, a Câmara mudou o mercado das amendoeiras em flor para o parque de exposições para facilitar o acesso e estacionamento de autocarros. O ano passado foi na Praça da República, por ser mais central na vila, mas segundo o autarca, Pedro Lima, verificou-se que não dava jeito às excursões. Em Freixo de Espada à Cinta, a autarquia criou melhores condições para acederem a miradouros e à praia fluvial da Congida.
No comboio "miradouro" do Porto ao Pocinho
A Câmara de Vila Nova de Foz Côa e a CP-Comboios de Portugal estão a trabalhar em conjunto na promoção da região onde as flores das amendoeiras são festejadas. O objetivo é "juntar turismo ferroviário e cultura", segundo presidente da CP, Pedro Moreira, numa viagem a bordo do comboio "miradouro". De acordo com o autarca foz-coense, João Paulo Sousa, "pretende-se seduzir o turista que escolhe a ferrovia para visitar o Douro Superior e contemplar o espetáculo natural que são as amendoeiras em flor".
Ligação
O percurso entre as estações de São Bento (Porto) e do Pocinho faz-se ao sábado e ao domingo até 18 de março. A viagem de ida e volta custa 49 euros. Crianças dos 4 aos 12 anos pagam 25.
Atração
A Associação de Desenvolvimento Regional Territórios do Côa considera que a amendoeira em flor é "uma poderosa atração" turística de Vila Nova de Foz Côa e Figueira de Castelo Rodrigo.