Primeiro, não havia quem quisesse encabeçar uma comissão para organizar as festas. Depois, faltaram voluntários para compor o grupo e coordenar cada departamento. Entretanto, também houve dificuldades em encontrar quem levasse os cortejos para a frente. E para tratar dos andores gigantes com que a Trofa honra a Senhora das Dores.
Corpo do artigo
Com as festas na rua, continua a faltar gente - como figurantes para a procissão - para fazer a maior romaria do concelho, mas a comissão que ficou constituída apenas em maio conseguiu o milagre de dar à luz um cartaz "para todas as idades" e com "um orçamento mais reduzido: menos 60% em relação a anos anteriores", adianta Mário Moreira.
empreitada difícil
Fazer as seculares festas, que são organizadas pelas gentes dos lugares de S. Martinho de Bougado, nunca foi empreitada fácil, mas a crescente falta de interessados em assumir tarefas quase tem feito desta uma missão impossível. A crise de mão-de-obra para a romaria é tal que o padre Luciano Lagoa se viu obrigado a renovar apelos aos fiéis, em cada missa rezada.
"Globalmente, é tudo mais difícil", constata Mário Moreira, que aos 66 anos voltou a integrar a comissão de festas. Este ano bem mais pequena: "Há 10 anos, eram 150 pessoas; agora, são cerca de 30", compara. "As pessoas participam menos", acrescentará Daniela Esteves, que se estreou nestas lides aos 40 anos e fala numa experiência "interessante".
"Começámos tarde, sem dinheiro e com muitas dificuldades. E ainda estamos a batalhar", diz o presidente da comissão, que viu os "dois anos de pandemia, a guerra e o facto de haver menos dinheiro nas famílias" dificultar ainda mais a organização das festas.
Parte religiosa
Do programa religioso há a destacar, na capela, pelas 19.30 horas de ontem até sexta-feira, o Septenário em honra de Nossa Senhora das Dores. A devoção religiosa terminará no sábado. A procissão saiu na sexta.
Hoje
Hoje, a Alameda da Estação recebe, à tarde, cantares ao desafio, seguido do Cortejo de Finzes. À noite, pelas 22 horas, há ainda Fados de Coimbra.