Quem circula na Avenida da República, Gaia, antecipa que o trânsito ficará mais congestionado. Mas ninguém nega que há estacionamento abusivo.
Corpo do artigo
A Avenida da República, em Gaia, começa hoje a ser repavimentada, não só para o reforço do piso, mas também para a instalação de ciclovias junto aos passeios, nos dois sentidos, desde o Jardim do Morro até Santo Ovídio. Antes de estar pronta, o que se prevê para junho, a obra já está a suscitar queixas. Quem falou ao JN (entre os comerciantes há muitas reservas em comentar o assunto) sublinha que, com o estreitamento da faixa rodoviária, o trânsito ficará mais afunilado, sobretudo nas horas de ponta. Também há quem diga que o movimento de trotinetas e bicicletas não justifica uma pista própria.
Para a Câmara de Gaia, está à vista uma “revolução” a fim de favorecer os modos de transporte suaves e, sobretudo, combater o estacionamento ilícito que prolifera junto às casas comerciais e de serviços. O Município justifica que “não tem vocação para andar a multar diariamente”.