A antiga escola primária de Padornelos, em Montalegre, foi transformada num centro de dia, num investimento de cerca de 150 mil euros, comparticipado "em mais de 50%" pela câmara.
Corpo do artigo
Segundo o presidente do município, Fernando Rodrigues, o investimento "significativo" que a autarquia fez na transformação da antiga escola primária num centro de dia cumpre uma "dívida" da câmara com o povo de Padornelos.
"A câmara tinha um compromisso já antigo com a junta de freguesia de ajudar a beneficiar a escola para a colocar à sua disposição e ao serviço do povo, porque a junta deu uma colaboração à autarquia com a cedência de uma grande área dos terrenos da pista automóvel", frisou o autarca.
Acrescentando que "embora a câmara, na altura própria, tenha ajudado a freguesia em alguns trabalhos, a verdade é que a junta de Padornelos colaborou muito com as obras da pista, pelo que era uma obrigação do município retribuir".
Além disso, realçou, a escola fechada há anos passou a ter outro aproveitamento.
O centro de dia tem capacidade para acolher 50 pessoas e é constituído por um salão polivalente, casas de banho, cozinha de apoio e uma área envolvente alargada e recuperada.
A junta de freguesia quer passar o centro de dia para uma "outra dimensão", adquirir o resto do mobiliário e funcionar legalmente com um protocolo celebrado com a segurança social que crie um ou dois postos de trabalho.
O presidente da junta, Ricardo Moura, revelou que "houve muita gente que, pelo facto de não ter tido esta obra, teve que ir embora ainda com bastante vida e força".
O edil classificou esta obra como "muito necessária" porque a aldeia está a envelhecer de dia para dia e este centro é um novo "alento" para a população.