A candidatura do PS em Braga é protagonizada por António Braga, que se candidata pela primeira vez à liderança do município, onde foi vereador durante a gestão de Mesquita Machado. Aponta a falta de habitação como "principal problema" e compromete-se a construir 500 casas no primeiro mandato, caso seja eleito presidente.
Corpo do artigo
Foi vereador, deputado e secretário de Estado, mas estava fora da política ativa desde 2013. O que o fez regressar agora?
Braga é a minha cidade e, neste momento, sinto-me preparado para ajudar o concelho a sair do interregno de desenvolvimento que teve nos últimos 12 anos. Isso aconteceu fruto de uma governação que não teve a visão necessária nem foi capaz de antecipar as dificuldades, nomeadamente em termos de habitação e mobilidade.
Braga ganhou muita população, o que cria também desafios diferentes. Entende que faltou planeamento estratégico?
É essa a nossa avaliação. No conjunto dos orçamentos, foram gastos mais de dois mil milhões de euros em 12 anos, mas não se vê qualquer obra estruturante para responder aos desafios atuais. As grandes infraestruturas foram feitas durante os mandatos anteriores. O melhor que esta governação conseguiu foi "pintar" a obra que herdou do PS.