<p>O apoio escolar no municipio de Albergaria-a-Velha, para os alunos do pré-primário e do primeiro ciclo está a "disparar", reflexo da crise ou do desemprego que num mês aumentou mais de seis por cento. </p>
Corpo do artigo
O número de crianças do ensino pré-primário e do primeiro ciclo que são abrangidas pela acção social escolar tem vindo a aumentar de forma "preocupante". José Licinio, vereador do pelouro da educação da Câmara de Albergaria-a-Velha, disse, ao JN, que tem "aumentado todos os anos o número de famílias que alteram os seus rendimentos devido ao desemprego".
O autarca lembrou que o orçamento camarário deste ano tem prevista uma despesa de 332 mil euros para a acção social e uma receita de pouco mais de 64 mil euros enquanto que no ano anterior a autarquia gastou 266 mil euros e teve uma receita de 118 mil euros.
José Licinio referiu que cresce, também, o número de crianças ou de famílias que se atrasam a pagar o subsidio de refeição. "Mais de metade não paga e temos já mais de meia centena de crianças cujas contas das refeições estão por regularizar. A situação é preocupante, até porque aqui não temos casos de grandes empresas que fecham mas nota-se um desemprego que vai crescendo silenciosamente", sublinhou. Para o autarca, a situação tem sido minorada com a intervenção das instituições particulares de solidariedade social.
Albergaria-a-Velha foi o segundo município onde se registou uma maior variação mensal nos números do desemprego do distrito de Aveiro em Março passado. Teve uma aumento de 6,58 por cento em relação a Fevereiro, bastante perto dos 6,76 por cento de Anadia que ficou em primeiro lugar, segundo dados revelados pela União de Sindicatos de Aveiro.
Num ano - Março de 2008/ /Março de 2009 -, o distrito teve um aumento do desemprego de 49,80 por cento. Albergaria possui 1134 desempregados registados e é o décimo município com mais desempregados registados no distrito de Aveiro.
Refira-se que em Março passado o número de desempregados registados no distrito de Aveiro era de 34 335, ou seja, 7,34 por cento do Continente.
De acordo com a União de Sindicatos de Aveiro, a variação mensal foi de 3,08 por cento no Continente e de 4,57 por cento no distrito. O numero de desempregados registados no distrito representa 8,86 por cento da população activa do distrito. O desemprego homólogo subiu em todos os municípios de Aveiro.