As câmaras municipais de Mirandela e Macedo viram ser aprovada uma candidatura intermunicipal para a criação do "Centro de Cyclin Portugal - Quadrassal", que representa um investimento de 230 mil euros, distribuído pelos dois Municípios, financiado pelo FEDER (Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional).
Corpo do artigo
As infraestruturas Cyclin Portugal têm como objetivo promover o país como um destino de excelência para a prática do ciclismo de lazer e de turismo.
A criação deste centro visa "divulgar o potencial turístico dos dois concelhos e aproveitar os recursos naturais garantindo a sua conservação e preservação na ótica do desenvolvimento sustentável", adianta a vereadora do Município de Mirandela, Vera Preto.
Além disso, a ideia da criação deste centro é "permitir a visitação ordenada da área da Rede Natura 2000, bem como a possibilidade de se apreciar a beleza paisagística associada à degustação de produtos DOP, articulando-se com a prática de atividades de turismo de natureza, nomeadamente a utilização de bicicleta no âmbito do ciclismo e do turismo ativo", acrescenta.
Está prevista a requalificação de dois edifícios para serem os centros de apoio, mais concretamente a antiga escola primária de Vale de Lobo, freguesia de Cedães, que será o Centro de Apoio de Mirandela, e do edifício da antiga estação de comboio de Cortiços, que será o Centro de Apoio de Macedo de Cavaleiros.
A expectativa é que no verão de 2021 já esteja implementado este novo centro. Atualmente, existem 21 centros Cyclin Portugal homologados.
A mata do Quadrassal é o início da maior mancha de sobreiro de floresta virgem da península ibérica, integrada na Rede Natura 2000, rede europeia de preservação da biodiversidade e de habitats naturais
Tem 4700 hectares de área, dos quais 3600 pertencem ao concelho de Mirandela, abrangendo as freguesias de Cedães (distinguida em 2019 como freguesia Eco-XXI), Vale de Asnes a ainda a União de Freguesias de Romeu e Avantos.