A câmara de Viana do Castelo aprovou, esta segunda-feira, na reunião quinzenal do executivo municipal, o projeto de execução, o orçamento e a abertura de concurso público para adjudicação da obra de um novo centro de saúde na freguesia de Alvarães, naquele concelho.
Corpo do artigo
A construção do centro, que visa servir as freguesias do chamado Vale do Neiva, está orçada em perto de três milhões de euros e tem um prazo de execução de 540 dias. O avanço da obra foi aprovado por maioria (PS, CDU e CDS), com duas abstenções do PSD.
Segundo informou o autarca de Viana do Castelo, Luís Nobre, a obra será executada "em três partes": construção do arruamento principal por cerca de um milhão de euros, edifício pelo valor de 1,7 milhões de euros e ainda 300 mil euros para arranjos exteriores e estacionamento. De acordo com Luís Nobre, a autarquia "cedeu o terreno, na envolvente do cemitério da freguesia" para localização do novo centro de saúde e a empreitada, com custo estimado de 2,992 milhões de euros, será candidatada a fundos comunitários.
A freguesia de Alvarães conta atualmente com instalações provisórias de uma Extensão de Saúde, com dois gabinetes médicos, dois gabinetes de enfermagem, uma sala de tratamento, duas salas de apoio e área administrativa.