O Conselho de Ministros aprovou, esta quinta-feira, uma resolução que mandata a Infraestruturas de Portugal (IP) a resolver os problemas da EN125 em Olhão. O projeto é há muito tempo “reclamado pela região” e vai ser financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), devendo estar concluído em Dezembro de 2025.
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Com esta resolução, o Governo autoriza a Infraestruturas de Portugal (IP) a negociar com a subconcessionária para construir um troço da variante de Olhão da EN125, acabando com um “bloqueio jurídico”. A obra vai permitir “tirar mais de 20 mil carros que passam diariamente na cidade de Olhão”, esclareceu o ministro das Infraestruturas, João Galamba.
Segundo o ministro, este “era o único projeto a cargo da IP [financiado pelo PRR] que tinha alguns bloqueios” e esclareceu ainda que a subconcessionária está disponível para aceitar o acordo.
Galamba referiu que “não há lugar a comissão de negociação”, sendo que o projeto está em "fase final de avaliação ambiental" e a Infraestruturas de Portugal "conta lançar o projeto para a execução da obra antes do final deste ano".
Questionado pelos jornalistas sobre a execução do Plano de Recuperação e Resiliência, o ministro respondeu que este é um exemplo da “demonstração que o PRR chega a todo o território de múltiplas maneiras".
Recorde-se o Movimento de Cidadania dos Utentes da Estrada Nacional 125 (EN125) - Sotavento exigiu ao Governo, em maio, a requalificação da via do Algarve. Numa carta aberta, o movimento classificou o estado do troço como "péssimo e inseguro", o que "obriga os condutores a constantes desvios de trajetória" e põe "em perigo a segurança rodoviária".