Câmara de Matosinhos explica interrupção de obra por estar a ser dada primazia às praias de bandeia azul. Intervenção deve ficar pronta até julho.
Corpo do artigo
Pelo segundo ano consecutivo, não é possível percorrer a extensão do passadiço, entre o Cabo do Mundo, em Perafita, e Leça da Palmeira, Matosinhos, o que tem motivado críticas de quem gosta de passear e praticar desporto, junto ao mar, diariamente.
Em frente à praia do Aterro, o corredor velho de madeira estava a ser substituído por um novo, mas "há cerca de um mês que a obra está parada", contou ao JN um dos utilizadores, que preferiu o anonimato, estranhando a situação, "ainda por cima com o verão quase a começar".
Questionada pelo JN, fonte da Câmara de Matosinhos explicou que "está a ser dada prioridade às praias de bandeira azul, uma vez que a época balnear tem início a 12 de junho". E acrescentou: "O passadiço do Aterro, nesse ponto em específico, é em área não concessionada, o que quer dizer, não prioritário". Contudo, a mesma fonte sublinha que o passadiço "não vai deixar de ser feito", prevendo-se que "até início de julho esteja pronto". Até porque, "a Câmara está a reabilitar oito quilómetros de passadiços, num investimento de 2,3 milhões de euros, com fundos europeus no valor de 908 mil euros".
"Assentamento é rápido"
Explicação que não convence os utilizadores: "O passadiço é um caminho que une um ponto ao outro. Nada tem a ver se a praia é concessionada ou não", referiu ao JN António Queirós, 62 anos.
Já Pedro Soares, 41 anos, acha "inadmissível não haver avisos de que o passadiço está em manutenção". É que descendo a Rua José Vilaça até à praia, é visível que o passadiço que fica em frente ao Grupo Desportivo Aldeia Nova - que o ano passado, pelo verão, estava vedado por ter sido destruído pela tempestade Lorenzo em outubro de 2019 - é novo. E é preciso andar mais de 100 metros sobre a passagem de madeira, por agora quase toda tapada de areia, para perceber que esta não tem continuidade.
O mesmo acontece a quem vem de Leça da Palmeira, não tendo outra alternativa a não ser sair do passadiço e continuar a caminhar junto ao parque de estacionamento em frente à Petrogal. "Pôr uma placa a dizer que isto vai ficar pronto em X dia era o mínimo que podiam fazer", frisou Pedro.
Autarquia desvaloriza
Fonte da Câmara de Matosinhos minimizou a situação e referiu que "o mais difícil está feito que é a estrutura base", frisando que "o assentamento do reguado é muito rápido". Referiu ainda que "o objetivo da obra é promover a defesa da linha da costa, a proteção ambiental, a valorização paisagística e as condições de conforto da população".
Detalhes
Bandeiras azuis
O concelho de Matosinhos terá 13 praias - mais uma do que em 2020 - com a bandeira azul hasteada na época balnear que se aproxima. Será o terceiro concelho do país com mais bandeiras azuis. Apesar da saída da praia Azul - Conchinha da lista, a reentrada de Angeiras Norte e Pedras Brancas totalizou 13 galardões para o concelho.
Pontos de descanso
A empreitada, que ficará concluída durante o verão, inclui ainda a instalação de equipamentos para a prática de atividade física e a criação de pontos de descanso na costa.
Praia da Memória
Na praia da Memória estão a ser colocados equipamentos que possibilitem a prática de exercício físico ao ar livre, adequados a pessoas com mobilidade condicionada.