O exemplar vencedor já tinha sido classificado como de interesse público e vai representar Portugal a nível europeu.
Corpo do artigo
A camélia-japoneira da Quinta de Margaride, em Mesão Frio, Guimarães, foi a vencedora do concurso, com 3 900 votos, seguida do Sobreiro do Rei, em Mafra, com 3 075 votos e pela Oliveira do Peso, em Pedrogão, Vidigueira, com 2 988 votos. A árvore vencedora vai ser a representante nacional no concurso Tree of the Year 2024, cujo vencedor, em 2018, foi o sobreiro assobiador de Águas de Moura. Portugal já teve seis árvores finalistas neste certame.
A camélia vencedora da 7ª edição do concurso terá aproximadamente 300 anos e foi considerada como de interesse público pelo despacho nº 837/2022, do Ministério do Ambiente e Ação Climática. O exemplar tem 6,30 metros de diâmetro e 6,15 de altura e a copa está topiada (podada) em forma de campânula. Esta árvore encontra-se no terreiro da Casa de Margaride, junto a um tanque de pedra onde a água corre permanentemente.
Espécie exótica vence pela segunda vez
A cameleira vimaranense foi a mais votada de entre uma lista de 24 árvores que este ano se apresentaram a concurso, numa edição em que votaram online 24 758 pessoas. A árvore vencedora irá representar Portugal no Tree of the Year 2024, já em fevereiro. A camélia-japonica terá entrado na Europa através de Portugal, vinda nas naus dos Descobrimentos. A existência de exemplares muito antigos nos jardins portugueses é considerado um símbolo das relações históricas entre Portugal e o Japão. Este é o segundo ano consecutivo em que uma espécie exótica vence o concurso. Em 2023, a árvore vencedora foi o eucalipto de Contige, a maior árvore classificada no país, com 43 metros de altura.
É possível conhecer a Árvore do Ano 2024 numa visita ao Jardim da Casa de Margaride, guiada pelo proprietário. José Couceiro conduz os visitantes enquanto conta a história da casa e do jardim e aponta os detalhes de cada uma das espécies de plantas. As visitas fazem-se por marcação, a oito euros por pessoa, incluindo uma prova do vinho biológico produzido na quinta.