O frio que se abateu sobre Portugal Continental fez com que esta quinta-feira nevasse em várias zonas do Algarve e do Alentejo. Duas regiões habituadas ao calor do verão são confrontadas com um fenómeno meteorológico pouco habitual.
Corpo do artigo
As imagens que se propagam pelas redes sociais, com pequenos flocos de neve a cair, surgem das zonas mais interiores das duas regiões, nomeadamente no concelho de São Brás de Alportel e em Moncarapacho, freguesia do concelho de Olhão.
2017/01/neve_algarve_19jan2017_20170119125333
Também há relatos da queda de neve nas regiões mais próximas ao litoral, onde não nevava há várias décadas. Um dos exemplos é o de Vila Nova de Cacela, uma zona conhecida pelo sol e o calor nos meses do verão, mas que esta semana tem registado valores bem próximos do zero.
A neve caiu igualmente no lugar de Dogueno, em Almodôvar, e na Serra do Mú, no Caldeirão.
5615103
No Algarve, a temperatura mais baixa registou-se em Alzejur, onde se atingiu menos 6,7 graus esta madrugada. Em Monchique, por exemplo, a temperatura mais baixa foi de -1,7 graus. Até Portimão registou, esta manhã, uma temperatura pouco usual, de - 3,4 graus.
A neve que se verificou no concelho de Tavira, nas zonas mais altas, deveu-se à conjugação de pluviosidade com temperaturas baixas e ocorreu com temperaturas de 1 e dois graus Celsius, explicou ao JN a meteorologista Ilda Novo, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
5612898
A última vez que viram flocos leves de neve no Algarve, segundo a meteorologista, foi em 2009 e antes disso, em 2006. Em todas as ocasiões, tratou-se de um fenómeno fugaz. "A neve não chegou a fixar-se no solo", disse.