A Assembleia Municipal aprovou por unanimidade a compra dos terrenos, por quatro milhões de euros, onde vai ser construído o novo hospital de Barcelos, que também irá servir a população de Esposende.
Corpo do artigo
Em sessão realizada esta segunda-feira à noite, os deputados municipais deram luz verde ao “Acordo de cedências e urbanização para a execução do Plano de Pormenor do Centro Hospitalar de Barcelos”.
Recorde-se que a decisão de avançar de imediato para a compra dos terrenos surgiu na sequência da garantia dada pela ministra da Saúde, Ana Paula Martins, de que o Governo irá avançar com a construção do novo hospital. Depois de aprovado em reunião de câmara, a decisão do executivo foi agora validada pela Assembleia Municipal, dando mais um passo para um projeto que já se arrasta desde 2008.
O documento aprovado, designado “Acordo de cedências e urbanização para a execução do Plano de Pormenor do Centro Hospitalar de Barcelos”, estabelece as normas da transação a efetuar entre o Município e a Sociedade Agrícola da Quinta de S. Martinho, S.A.. Além de estabelecer o montante da aquisição de 155.850 metros de terreno, por 4 milhões de euros, reconhece as áreas de cedência ao domínio público e as parcelas para a construção da variante poente e acessos ao novo hospital.