Chegou este domingo à Ucrânia e foi recebida por uma fundação da cidade Cherkasi uma ambulância enviada pelo Centro Social e Cultural Luso Ucraniano, de Braga, que se destina a apoiar os combatentes na linha da frente.
Corpo do artigo
O veículo, conduzido por um voluntário português e um luso-ucraniano, levou também 49 caixas de medicamentos e de material médico e de enfermagem. “Comprámos o veículo, reparámo-lo e obtivemos apoios para a viagem de quatro mil quilómetros”, disse, vincando que esta é a sexta ambulância enviada de Braga.
O dirigente associativo salienta que o envio de veículos e de outro material de apoio é sempre feito na sequência de pedidos vindos da Ucrânia. “Pensámos em adquirir uma outra ambulância, com equipamento que permite pequenas cirurgias, mas aguardamos que alguém invoque a sua necessidade”, referiu.
O Centro Luso-Ucraniano tem recebido apoio de cidadãos e empresas de todo o país que entregam medicamentos, alimentos não perecíveis, nomeadamente enlatados, cobertores, e camas médicas.
Antes do inverno do ano passado, a associação produziu cinco mil velas de aquecimento através de trabalho voluntário aos fins de semana, que enviou para a frente de guerra, fabrico que vai agora retomar para nova remessa no outono.
A associação conta com o apoio do Município de Braga, Associação Empresarial de Braga, Santa Casa da Misericórdia de Braga, União de Freguesias de Maximinos Sé e Cividade e da ASAS- Associação Social Acreditar e Sonhar.