Associações de Braga e do Algarve enviam três ambulâncias e um jipe para a Ucrânia
As associações Centro Cultural Luso Ucraniano, de Braga, e a Oranta, do Algarve, enviaram esta terça-feira três ambulâncias e um jipe para a Ucrânia, com o objetivo de auxiliar no transporte de feridos e pessoas com deficiência.
Corpo do artigo
Na ambulância, carregada hoje em Braga, nas instalações dos Bombeiros Sapadores, vai também seguir alguma ajuda humanitária nomeadamente medicamentos (analgésicos, antipiréticos, anti-inflamatórios, compressas, desinfetantes, antigripais, etc.…) bem como roupa e enlatados.
As outras três viaturas foram conseguidas pela associação algarvia.
“Nesta missão, que também tem por objetivo visitar instituições humanitárias com quem temos trabalhado, vai seguir por estrada uma viatura Citroen C5 que foi doada por um cidadão bracarense e que irá servir para apoiar o resgate de doentes e feridos”, disse ao JN, o presidente do organismo bracarense Abrãao Veloso.
O Centro está a angariar fundos para conseguir outra ambulância, específica para o transporte de doentes em cadeiras de transporte ou em cadeiras de rodas, para uma instituição de Ternopil.
A ambulância de emergência médica vai para o Hospital Central de Kherson, que “vive momentos muito complicados por estar situado na linha da frente numa região bombardeada sistematicamente e que ainda sofre as consequências do rebentamento pelos russos da Barragem de Nova Kakhovka”.
“A realidade mostra-nos que a Rússia continua a matar civis ucranianos, a atacar infraestruturas e a criar um rasto de destruição, carências e miséria, pelo que, antes do seu encerramento, decidimos dar um novo impulso à campanha “Uma Ambulância para a Ucrânia” para tentar dar resposta a um pedido que nos foi comunicado por António Silva, empresário de Ovar, que vai também participar nesta missão à Ucrânia”, explicou.
A iniciativa conta com o suporte de vários parceiros: o Município de Braga, a Associação Empresarial de Braga, Santa Casa da Misericórdia, União de Freguesias de Maximinos Sé e Cividade e da ASAS- Associação Social Acreditar e Sonhar.