Autarca de Arcos de Valdevez quer incluir A3 no programa de redução de portagens
O presidente da Câmara de Arcos de Valdevez, João Esteves, quer que o Governo inclua a autoestrada A3, que faz a ligação entre Porto e Valença, no programa de redução de portagens previstos ao abrigo do Programa de Valorização do Interior, apresentado há dias em Conselho de Ministros extraordinário.
Corpo do artigo
O autarca entende que a A3 deve ser incluída no programa de redução de portagens tendo em conta que atravessa territórios considerados de baixa densidade. "Dos dez concelhos do Alto Minho, seis estão totalmente em territórios de baixa densidade e os outros quatro têm todos freguesias classificadas como tal, portanto, é necessário que haja também uma diferenciação positiva para que seja possível atrair empresas e criar emprego", defendeu.
João Esteves salientou ainda o facto de existir em Valença "a maior fronteira de veículos ligeiros em Portugal" e da "esmagadora maioria das empresas ligadas ao setor automóvel estar a instalar-se na região por causa da PSA em Vigo".
O presidente da Câmara de Arcos de Valdevez adiantou que a Comunidade Intermunicipal do Alto Minho está a preparar a documentação para enviar ao Governo a justificar a inclusão da A3 nesse programa.