O presidente da Câmara de Ponte da Barca, Vassalo Abreu, afirmou, esta sexta-feira, que as águas do rio Lima, do lado português, "estão perfeitamente limpas e saudáveis", apesar da contaminação registada na Galiza, devido à concentração de algas tóxicas.
Corpo do artigo
"A água para consumo público é analisada todos os dias e fazemos análises semanais à água da nossa praia fluvial: os resultados são excelentes, não há qualquer problema", garantiu, à Agência Lusa, Vassalo Abreu.
O autarca adiantou que Ponte da Barca seria o primeiro concelho afectado caso o problema da Galiza "passasse as fronteiras". "O que nos dizem é que aquela é uma ocorrência cíclica, que normalmente morre no local", acrescentou.
O problema verifica-se na barragem de As Conchas, na Galiza, onde desde Maio se verifica uma excessiva concentração de algas tóxicas, que provocaram uma proliferação de cianobactérias.
Na origem do problema estará a conjugação de factores como altas temperaturas, baixo caudal do rio Lima e uma actividade agrícola agressiva, com recurso a fertilizantes, herbicidas e insecticidas.