O presidente da câmara de Viana do Castelo, Luís Nobre, declarou esta quarta-feira que a redução de portagens na A28, que liga aquela cidade ao Porto, pode vir a ser uma realidade.
Corpo do artigo
O autarca, que se deslocou a Lisboa para uma reunião com o Ministro das Infraestruturas, João Galamba, garantiu, após o encontro, que "o Governo é sensível" à questão, "atendeu aos argumentos" apresentados por si e comprometeu-se "a continuar a trabalhar nas próximas semanas". E que esse trabalho servirá "para ver se é possível reverter, inverter ou encontrar uma solução que mitigue ou que vá ao encontro da reivindicação de que, no limite, [a A28] acompanhasse essa redução tal como aconteceu num conjunto de infraestruturas rodoviárias a nível nacional".
Luís Nobre adiantou que uma das hipóteses que deixou em cima da mesa de João Galamba foi a possível "relocalização do pórtico do Neiva", que se encontra instalado junto a zonas industriais daquele concelho e que cobra uma portagem de 0,65 euros. "Acho que fui ouvido. Ficamos ambas as partes de continuar a trabalhar", concluiu o autarca que, em setembro, criticou publicamente o facto da autoestrada, A28, não ter sido contemplada na redução de portagens anunciada em Conselho de Ministros.
Reivindicou na altura a relocalização do pórtico de Neiva, manifestando disponibilidade ao Governo para "assumir os custos" da referida relocalização do pórtico de Neiva. E sublinhou que "o pagamento de portagens na A28 entre Viana do Castelo e o Porto sempre foi alvo de contestação por parte dos concelhos abrangidos".