O presidente da Câmara de Arouca vai suspender a sua actividade no município para se deslocar por tempo indeterminado a Lisboa onde vai exigir a ligação do concelho à futura A32. A Via Estruturante, processo que se arrasta há duas décadas, sofreu novo revés.
Corpo do artigo
São apenas três os quilómetros que separam o município de Arouca da futura A32, ligação entre Oliveira de Azeméis e Vila Nova de Gaia. Mas o Governo acaba de suspender a comissão que estava a analisar as alterações à concessão e que incluía a possível ligação de Arouca a esta auto-estrada.
Depois de goradas inúmeras promessas que Artur Neves recorda terem sido "efectuadas pelos diferentes políticos", entre os quais se encontram o actual primeiro-ministro, e que davam como certo a conclusão da segunda parte da obra que ligaria Mansores (Arouca) à Feira, o autarca já se mostrava pronto a aceitar que a ligação se ficasse por um nó de acesso à A32, já em território feirense, mas sensivelmente a meio caminho do percurso inicialmente previsto.
Só que também essa pretensão caiu por terra. "Em 26 de Agosto foi publicado em Diário da República o despacho em que se previa a alteração à concessão e a pretendida ligação de Arouca à A32. Mas há oito dias houve um novo despacho a suspender a anterior comissão e a nomear outra comissão para reanalisar o modelo de financiamento das Estradas de Portugal".
"Não é aceitável que nos andem a dizer uma coisa e depois façam outra. È inadmissível esta suspensão" afirmou o autarca que já reuniu, na passada quinta-feira, com o primeiro-ministro, mas não obteve garantias da alteração deste cenário.
"A partir da próxima quinta-feira vou suspender todas as actividades no município que ficará sob gestão dos meus vereadores. Vou para Lisboa, porque é inaceitável andarem-nos a enganar desta forma", adiantou o presidente da Câmara Municipal de Arouca.
"Vou reunir com as diferentes forças políticas. Se não concretizarem o que nos prometeram vou dizer-lhes para virem a Arouca pedir desculpas aos munícipes", concluiu Artur Neves.