Medida entrou em vigor no início do ano e abrange nove concelhos. Todos passam a ter pelo menos uma ligação diária à capital de distrito.
Corpo do artigo
Desde o início deste ano que viajar nos transportes públicos da Comunidade Intermunicipal Terras de Trás-os-Montes (CIM-TTM), que abrange nove municípios do distrito de Bragança, é em média 50% mais barato e com mais oferta de carreiras.
A medida abrange Alfândega da Fé, Bragança, Macedo de Cavaleiros, Miranda do Douro, Mirandela, Mogadouro, Vila Flor, Vimioso e Vinhais, mas não chegou a muitos utentes do serviço. O JN confirmou ontem esse desconhecimento na estação rodoviária de Bragança, onde se pode apanhar um autocarro para os restantes municípios da CIM-TTM. "Não sabia, mas parece-me uma ótima medida, principalmente para pessoas que viajam para as vilas mais distantes do distrito de Bragança e que assim podem poupar e até viajar com mais frequência", referiu Maria Morais, reformada, residente em Bragança.</p>
As viagens entre Bragança e Miranda do Douro ou Mogadouro, os dois concelhos mais distantes, por exemplo, passam a custar três euros, enquanto que no ano passado eram seis. "Vou aproveitar e passar a dar uns passeios para fora de Bragança", admitiu Antero Rocha, reformado.
Estes descontos são aplicados nos percursos que já existem a nível municipal, intermunicipal e inter-regional, e abrangem os bilhetes, sejam pré-comprados ou adquiridos a bordo, e os passes sociais nos vários operadores que trabalham na região.
Além disso, a CIM-TTM diligenciou para que todos os concelhos tenham pelo menos uma ligação por dia à capital de distrito ou a uma localidade onde se possa apanhar uma carreira regular para o Litoral, nomeadamente Porto e Lisboa, algo que não existia em Alfândega da Fé e Vinhais. "Agora há essa possibilidade com uma viagem de manhã e regresso à tarde", explicou Manuel Miranda, secretário da CIM-TTM, que admite que as linhas atuais " ainda não satisfazem as necessidades da população porque não conseguem servir todas as localidades com a frequência necessária, nem com horários adequados".
Mais oferta a partir do verão
Esta realidade vai mudar a partir do próximo verão, uma vez que a CIM-TTM criou um novo modelo de transportes públicos, mais alargado, com reforço de linhas, concessionado a um único operador, que passará a servir todas as aldeias dos nove municípios, disponibilizando transporte, pelo menos, três vezes por semana até às sedes de concelho. Em vários casos será transporte programado, mediante pedido, e também com o mesmo desconto médio de 50%. "Sabemos que nem sempre há utentes para viajar, daí o transporte a pedido. Há dezenas de aldeias sem qualquer transporte público", lembrou o secretário da CIM-TTM.
O contrato está em fase de submissão ao Tribunal de Contas para atribuição do visto. "A atual rede é deficitária e vem do passado, nem cumpre o regime jurídico e a obrigação de as localidades com mais de 40 habitantes terem transportes públicos três vezes por semana", acrescentou Miranda.
A redução do preço dos bilhetes está a ser aplicada nos concelhos da CIM-TTM há três anos e em 2021 foi de 25%.