<p>As várias viaturas que estavam bloqueadas pela neve na Estrada Nacional 18 nas proximidades da Guarda, já estão a abandonar o local.</p>
Corpo do artigo
Segundo Granja de Sousa, coordenador do serviço municipal de protecção civil da Guarda, os 16 camiões, quatro autocarros e uma carrinha que passaram a noite no local "já vêm em coluna em direcção à Guarda".
"Os veículos já estão todos a circular desde cerca das 10:00", referiu Granja de Sousa, dando conta que a situação mais preocupante que se registava na região da Guarda "já está desbloqueada".
Referiu que durante "o compasso de espera" para a reabertura da estrada, a protecção civil procedeu "à distribuição de alimentos a todas as pessoas que estavam no local".
Segundo a fonte, esteve encerrado ao trânsito o troço da Estrada Nacional 18 (EN18) entre Vale de Estrela e o cruzamento da Vela, devido a um camião que no domingo se atravessou na via por causa da neve.
"Ficaram lá 16 camiões, quatro autocarros e uma carrinha, tendo passado lá a noite os motoristas dos camiões, os passageiros de um autocarro de nacionalidade romena, que se recusaram a sair, e o respectivo motorista", disse à Lusa fonte fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) da Guarda.
A protecção civil e os bombeiros retiraram do local 44 passageiros que seguiam em três autocarros, ainda na noite de domingo, referiu.
Segundo o Destacamento de Trânsito do Comando Territorial da GNR da Guarda, a situação da EN18 era "a mais complicada".
"As auto-estradas A23 (Guarda-Torres Novas) e A25 (Vilar Formoso-Aveiro) estão transitáveis, mas na A23 circula-se com mais precauções", disse.
Devido à neve, as escolas e os jardins-de-infância da rede pública dos concelhos da Guarda e de Trancoso estão hoj hoje de portas fechadas, por não estarem reunidas as condições de segurança para transportar os alunos.
Segundo Granja de Sousa, coordenador do serviço municipal de protecção civil da Guarda, "as condições de segurança nas estradas são precárias e, como medida cautelar, não haverá transportes" escolares.
Em Trancoso, de acordo com Rogério Castela, coordenador do serviço municipal de protecção civil, a autarquia decidiu que "dadas as condições atmosféricas e alguma preocupação em relação aos acessos à cidade e a Vila Franca das Naves, todas as escolas estarão encerradas" no dia de hoje.
Na cidade da Guarda, o CDOS apela para quem tiver de circular de automóvel "que o faça com muita precaução", ou então, que deixe o carro em casa e opte por andar a pé.