<p>Começaram ontem, segunda-feira, a funcionar três novas linhas de autocarro em Gondomar, servindo as zonas mais populosas do concelho, com poucos passageiros no primeiro dia. O presidente da Junta de Rio Tinto lembrou que uma delas tinha sido sugerida já há três anos. </p>
Corpo do artigo
A linha Baguim do Monte (Escola EB2/3 - Rio Tinto (Parque Nascente) é, das três novas carreiras, aquela com horário mais prolongado e a única a funcionar ao fim-de-semana. O autarca de Rio Tinto, Marco Martins, prefere não recorrer a lamentações para comentar o que considera uma boa notícia para a população, mas lembra que a freguesia tinha dado conta da necessidade de mais transportes há muito tempo.
"Este percurso corresponde a um dos três que tínhamos sugerido há mais de três anos. Tivemos a ideia em 2006 e, em 2007, a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto fez um estudo para identificar necessidades de mobilidade. Chegámos a conseguir uma parceria com o Parque Nascente para lançar esta linha", disse Marco Martins.
Na altura, sugeridas as linhas internas de Rio Tinto à Câmara, esta não chegou a dar sequer um parecer, recordou o presidente da Junta. "Vejo com satisfação que lançámos a semente e a Câmara aproveitou o projecto", resumiu, esperando ver, no futuro, concretizada uma ligação entre a Triana e o bairro de Carreiros ao centro da freguesia.
Entre os poucos estreantes das novas linhas, que levaram sobretudo passageiros nos primeiros autocarros da manhã, esteve Emília Rolindo. Não se importou de esperar meia hora pela partida do autocarro da Gondomarense, a empresa concessionária dos novos percursos, na paragem junto ao Centro de Saúde de S. Cosme, para regressar a casa.
Soube pelo JN que iria passar a ter autocarro à porta, na Portelinha, com a nova linha Fânzeres (EB 2/3) - Souto (Centro de Saúde) e foi quanto bastou para se dar por satisfeita.
"Costumava vir ao centro de saúde a pé e é mais de meia hora ou então tinha que ir apanhar transporte à Avenida da Conduta", contou ao JN uma das primeiras passageiras da nova linha. Emília, doméstica, de 44 anos, referiu que o percurso vai ser útil aos idosos da Portelinha, até porque passa junto a um supermercado. "Ali, não havia nada. Agora temos este [autocarro] e outro para o Porto. Vai dar mesmo muito jeito", salientou.
A linha Fânzeres - Souto funciona de segunda a sexta, tal como a linha que faz circulação em Valbom, com passagem pela Junta, escola EB 2/3 e Piscinas.
Câmara diz que transportes são competência sua
O vice-presidente da Câmara de Gondomar, José Luís Oliveira, desvalorizou as afirmações do presidente da Junta de Rio Tinto, considerando estarem fora do seu âmbito de intervenção.
"Os transportes são competência da Câmara, o presidente da Junta está a meter a foice em seara alheia", declarou. José Luís Oliveira explicou que as três novas linhas - comparticipadas pelo município em 12,5 mil euros/mês - foram iniciadas apenas depois do Instituto da Mobilidade e Transportes Terrestres ter dado autorização.
"Temos um programa que abrange as freguesias urbanas quase na totalidade", sublinhou. A comparticipação municipal ao transporte será reavaliada ao fim de um período experimental de dois anos.