Um atropelamento numa estrada local na freguesia de Vila Chã do Marão, concelho de Amarante, provocou três mortos e sete feridos, três dos quais em estado grave. O acidente ocorreu esta sexta-feira à noite quando um veículo se despistou e atingiu diversas pessoas que integravam uma procissão religiosa. O condutor vai, este sábado, ao tribunal de turno.
Corpo do artigo
O número de vítimas, três mortos e sete feridos, foi confirmado pelo comandante dos Bombeiros de Amarante. De acordo com o responsável dos bombeiros, Jorge Rocha, tudo indica que o condutor não se tenha apercebido da presença do grupo de pessoas na estrada, atropelando-as, cerca das 21.30 desta sexta-feira.
As vítimas são três mulheres. Trata-se de Maria dos Prazeres Jesus Ribeiro, de 70 anos, mãe do presidente da junta de freguesia local, Rui Luís Coelho, e de Emília Silva, também de 70 anos.
A terceira vítima, Eleonor Medeiros, de 56 anos, foi transportada, juntamente com outra mulher ferida gravemente, para o Hospital de S. João, no Porto, onde viria a falecer já na madrugada de sábado. Esta vítima era a de maior gravidade, já que as duas pernas tinham sido amputadas no embate, que ocorreu na recta do Outeiro.
De acordo com alguns relatos obtidos pelo JN, o veículo iniciava uma subida no final da recta quando ultrapassou um veículo que havia parado ao aperceber-se da procissão e acabou por embater de frente nas pessoas que participavam na cerimónia, integrada por cerca de 300 fiéis, maioritariamente mulheres.
As primeiras pessoas que compunham o cortejo, entre as quais o pároco da freguesia, padre Manuel Santos, conseguiram desviar-se.
O presidente da Junta de Freguesia de Vila Chã do Marão, Rui Coelho, afirmou à Lusa que o automóvel era conduzido por um jovem habitante da freguesia, que, entretanto, se entregou às autoridades depois de ter abandonado a pé o local do acidente. Trata-se de Artur Jorge Gonçalves, um mecânico de 25 anos.
No seguimento do acidente, deslocaram-se ambulâncias de Amarante, Penafiel e Vila Meã e outros dispositivos de socorro para o local, com alguns dos feridos a serem assistidos no local. Para além das duas mulheres internadas no Hospital de S, João, quatro foram transportados para o Hospital Padre Américo, em Penafiel, e outros dois para o Hospital de Amarante.